Estudantes de Pós-Graduação
Inara Facin Stefanello
Graduada em Química Industrial pela Universidade Regional Integrada – Campus Frederico Westphalen (URI-FW). Atualmente é estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-Blumenau) e bolsista FAPESC.
Projeto Mestrado: Síntese de Fotocatalisadores Empregando Nanoestruturas Orgânicas e Inorgânicas
Junto com as melhorias em relação a qualidade de vida das pessoas, aumentaram também as tecnologias aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos químicos ou suas novas formas de veiculação. Diante disso, o presente trabalho consiste em desenvolver um fotocatalisador empregando nanoestruturas orgânicas e inorgânicas, e avaliar a partir das suas propriedades eletrônica e fotoeletrônicas suas aplicações em diferentes sistemas fotoeletroquímicos. Além disso, como esse tipo de material é bem versátil outras aplicações também poderão ser exploradas dependendo do comportamento observado nas caracterizações. Uma das aplicações a ser avaliada será a fotodegradação de fármacos presentes em águas residuais, tendo em vista que uma série de produtos farmacêuticos e de cuidado pessoal são considerados contaminantes emergentes, significando um risco para o meio ambiente e para a saúde da população. Além de incluir diversos produtos de uso comum no dia a dia, e serem amplamente utilizados ao redor do mundo, muitos destes produtos são descartados no esgoto doméstico, e dessa forma, se espalham facilmente no meio ambiente. Diante disso os processos oxidativos avançados (POAs) são processos capazes de degradar poluentes orgânicos resistentes, e remover algumas substâncias inorgânicas contidas em águas ou efluentes através da ação oxidante de radicais hidroxila, que são fotogerados a partir da ação da radiação com um fotocatalisador.
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Zapp
Coorientadora: Profa. Dra. Lara Fernandes dos Santos Lavelli
Thaynara Dannehl Hoppe
Possui formação em Técnico em Química pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2015) e graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2021). Atualmente é estudante de mestrado no Programa de Pós-graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) pela UFSC e bolsista FAPESC.
Projeto de Mestrado: Filmes poliméricos multifuncionais obtidos por eletropolimerização para aplicação em sistemas portáteis de sensoriamento ambiental ou clínico
Resumo: Filmes poliméricos apresentam propriedades físico-químicas versáteis e ajustáveis, que os tornam amplamente usados em sensores e biossensores eletroquímicos, especialmente por poderem desempenhar diversas funções, tais como na imobilização de biomoléculas, mediação eletrônica, seletividade molecular, pré-concentração, entre outras. Na busca por melhorias de processos e obtenção de novos materiais multifuncionais para dispositivos eletroquímicos, a síntese eletroquímica tem recebido grande atenção por empregar uma técnica eficiente e sustentável para obtenção de filmes poliméricos condutores. Para tanto, faz-se necessário o estudo e otimização de metodologias para eletrossíntese de polímeros a partir de monômeros ainda pouco explorados na literatura para a obtenção de polímeros condutores versáteis. Estes filmes poliméricos serão gerados diretamente sobre eletrodos impressos de carbono, a fim de obter plataformas de sensoriamento portáteis, que permitam a realização de análises “in loco”, também conhecidos como dispositivos de análise do tipo “Point-of-Care” (POC). Desta forma, este trabalho tem como objetivo a obtenção de filmes poliméricos multifuncionais obtidos por eletropolimerização sobre eletrodos impressos para aplicação em sistemas portáteis de sensoriamento ambiental ou clínico. Serão investigadas diferentes classes de monômeros (em especial, fenóis e corantes) para eletropolímerização, bem como a otimização das condições experimentais e a caracterização desses filmes condutores obtidos sobre os eletrodos impressos. Os dispositivos desenvolvidos serão avaliados quanto ao seu desempenho eletroquímico, seletividade, estabilidade e reprodutibilidade, bem como na detecção e quantificação de analitos em amostras de interesse ambiental ou clínico.
Orientadora: Profa. Dra. Daniela Brondani
Natasha Gomes Pimenta
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é aluna do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados da Universidade Federal de Santa Catarina.
Projeto de Mestrado: Cinética de adsorção de hormônios por hidrogéis de alginato de sódio/kappa-carragenana/etilhidroxietil celulose
Este projeto tem como objetivo investigar a cinética de adsorção de hormônios em soluções aquosas através de hidrogéis preparados com alginato de sódio, kappa-carragenana e etilhidroxietil. Nesse estudo, as isotermas de adsorção mostram a relação de equilíbrio entre a quantidade do material adsorvido e a concentração na fase fluida em diferentes temperaturas, assim como permite determinar a forma como o adsorvato interage com o adsorvente e calcular alguns parâmetros que descrevem o comportamento de adsorção para diferentes sistemas, utilizando os modelos das isotermas de Langmuir e Freundlich.
Orientador: Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini
Coorientadora: Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani
Barbara Luiza Guenther
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – Blumenau) (2021). Atualmente é estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) da UFSC – Blumenau.
Projeto de Mestrado: Avaliação eletroquímica de novos materiais verdes aplicados em revestimentos inibidores da corrosão metálica
A corrosão é caracterizada por um processo de degradação de materiais, principalmente metálicos, que se processa de forma espontânea causando diversos prejuízos ao material e ao ambiente. Os prejuízos econômicos são significativos, assim como os riscos ambientais e de segurança de estruturas construídas com materiais metálicos. Para minimizar essas perdas e riscos são constantes as buscas por estudos e tecnologias que objetivam retardar o processo corrosivo. Sendo assim, o presente projeto visa estudar novos inibidores verdes a partir de óleos essenciais, resíduos vegetais, extratos vegetais e moléculas isoladas, assim como a sua incorporação à revestimentos poliméricos aplicados a prevenção da corrosão de chapas de aço carbono, empregando ensaios eletroquímicos como técnicas de avaliação.
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Zapp
Wendhy Carolina Vicente
Possui graduação em química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Blumenau. Atualmente é estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) da UFSC – Blumenau e bolsista CAPES.
Projeto de Mestrado: Modificação superficial de poliéster utilizando lipases e nanopartículas de quitosana
A área têxtil é um dos setores industriais mais importantes no Brasil e a área que se preocupa com a produção dos chamados têxteis funcionais experimenta um constante crescimento. Os têxteis convencionais podem ser funcionalizados com nanopartículas, resultando em um produto com todas as vantagens e características dos nanomateriais, mas sem prejudicar o conforto, flexibilidade e durabilidade dos substratos. Um tecido consideravelmente interessante de se funcionalizar é o polietileno tereftalato (PET) ou poliéster, largamente utilizado na indústria têxtil. Por ser uma fibra sintética, o poliéster possui excelentes propriedades físicas, incluindo alta resistência, flexibilidade, tenacidade, rigidez, bem como resistência química, resistência ao desgaste e abrasão. No entanto, possui características indesejáveis e que necessitam ser melhoradas, como pilling, acúmulo de carga eletrostática e falta de tingibilidade associada a sua natureza hidrofóbica. É por meio desta baixa hidrofilicidade que algumas dificuldades são enfrentadas durante os processos de tingimento e acabamento do tecido. O presente projeto tem por objetivo modificar superficialmente fibras de poliéter através da utilizaçãod e lipases e incorporar nanopartículas de quitosana contendo óleo essencial em sua estrutura.
Duan Gabriel Muller
Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau (2022). Atualmente é estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) da UFSC – Blumenau e bolsista CNPq.
Projeto: Estudo e otimização de metodologia de bioalvejamento de algodão
……………….
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Zapp
Coorientadora: Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani
Reges Ferreira Ribeiro Júnior
Possui graduação em Química pela Universidade Católica de Brasília (2018) e especialização em Gestão da Qualidade pela Faculdade do Leste Mineiro (2021). Atualmente é estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) da UFSC – Blumenau.
Projeto: Eletrodos modificados com filmes poliméricos obtidos por eletropolimerização para determinação de poluentes emergentes
……………….
Orientadora: Profa. Dra. Daniela Brondani
Amanda Fernandes Bambinetti
Graduada em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2021) e especialista em Tecnologia dos alimentos pela Faculdade Metropolitana de São Paulo (FAMEESP – 2021).
Projeto: Preparação de filmes poliméricos com incorporação de nanopartículas carreadoras de antioxidantes, pH e termoresponsivo para aplicabilidade tecnológica em alimentos
……………………..
Orientadora: Profa. Dra. Patricia Bulegon Brondani
Coorientador: Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini
Laís Tuani De Marco
Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau (2021). Atualmente é estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) da UFSC – Blumenau.
Projeto: Formação de poliplexos a partir de polietilenoiminas modificadas com aminoácidos
……………….
Orientador: Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini
Coorientadora: Profa. Dra. Lidiane Meier
Luiza Gabriela Schlüter
Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau (2022). Atualmente é estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) da UFSC – Blumenau e bolsista CAPES.
Projeto: Estudo da incorporação e liberação da curcumina utilizando complexos de quitosana/carragenanas como veículos carreadores
…………………….
Orientador: Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini
Coorientador: Prof. Dr. André Ricardo Fajardo